Pedra Papel e Tesoura

Play Pedra Papel e Tesoura
PEDRA PAPEL E TESOURA
Antigamente quando as crianças não tinham a disposição brinquedos caros, computadores e toda tecnologia dos dias de hoje, tudo era motivo para brincadeira, e a criatividade era grande. As crianças inventavam brincadeiras simples, fáceis e que se podia brincar em qualquer lugar e não tinha nenhum custo; ou seja, brincavam, se divertiam e não tinham que gastar nada. Uma dessas brincadeiras que parece fazer sucesso até os dias de hoje é a famosa ‘Pedra, papel e tesoura’, ou também conhecida popularmente como ‘Joquempô’ nome oriundo do idioma japonês (janken-pon).
A brincadeira nada mais é do que um jogo de mãos recreativo e simples para duas ou mais pessoas, que não requer equipamentos nem habilidade. Pedra-papel-tesoura pode ser jogado com um pouco de habilidade, principalmente se o jogo se estender por vários turnos com o mesmo jogador, este pode reconhecer e explorar a lógica do comportamento do adversário.
Regras do jogo:
No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:
– Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
– Tesoura ganha do papel (cortando-o).
– Papel ganha da pedra (embrulhando-a).

A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar. Nos países lusófonos, os jogadores geralmente dizem “Pedra, Papel, Tesoura” antes de jogar, e no Brasil também é comum se dizer, alternativamente, “Jan-Ken-Po” devido à influência de imigrantes japoneses.
Play Tutorial
Available on devices:
  • Android
  • Smart TV

Discover